Citação do dia



Projeto Clima@EduMedia - Balanço


Mais de 500 alunos participaram em formação sobre média e alterações climáticas

O projeto Clima@EduMedia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, faz um balanço muito positivo da Formação Relâmpago que realizou em 31 escolas do 3.º ciclo e do ensino secundário, de norte a sul do país, entre março e junho deste ano.

No total, participaram 540 alunos, 80 professores e 55 especialistas nacionais em alterações climáticas.

Os estudantes das diferentes escolas criaram 90 peças jornalísticas para publicação nos respetivos média escolares, sejam jornais, rádios ou televisões, o que envolveu um estudo prévio de vários temas relacionados com as alterações climáticas e a realização de entrevistas a especialistas, tanto presencialmente como por videoconferência.

O objetivo da Formação era ensinar alunos a produzirem conteúdos jornalísticos sobre alterações climáticas, bem como ajudar a desenvolver competências de literacia mediática e literacia científica, como a interpretação crítica dos conteúdos publicados pelos diversos média.

José Azevedo, coordenador do Clima@EduMedia e docente da FLUP, refere que esta é uma iniciativa verdadeiramente inédita no país, na medida em que os alunos estiveram em contacto com especialistas da área dos média, que os auxiliaram a produzir conteúdos e a descodificar mensagens mediáticas, algo que é absolutamente fundamental para o cidadão do século XXI.

Do mesmo modo, as sessões ajudaram os estudantes a tomar uma maior consciência sobre a ocorrência das alterações climáticas, problema que está na ordem do dia?, sublinha.

Os trabalhos com maior qualidade jornalística e rigor científico estão publicados no nosso website (http://www.climaedumedia.com/jornalista-juacutenior.html), na secção intitulada "Jornalista Júnior", encontrando-se disponíveis para consulta pública.

Nota: dois trabalhos realizados por alunos da nossa escola foram selecionados para publicação no site do projeto Clima@EduMedia,

Podem aceder e partilhar as publicações através dos seguintes links:

Fonte: Diana Seabra e Renata Silva

0 comentários :

Enviar um comentário

< >

< >

ESDJGFA

Aprender e inovar com as tic

ERTE - DGE - Notícias

Junta-te a nós no facebook

Oferta educativa*

*

Arquivo | GFA

Assinantes

Parceiros

GFA-TV

Oficina de ideias

Sala de estudo

Apoios

ccTIC