Citação do dia



RANKINGS 2014


Imagem: http://expresso.sapo.pt/


Hoje, dia 29, foram publicados os "rankings" das escolas (agrupamentos e secundárias) nos diferentes jornais, como vem acontecendo anualmente. 

Abaixo, remeto-vos algumas das ligações através das quais poderão consultar essas listagens (Expresso, Público, Jornal de Notícias e Diário de Notícias). 

Feita uma rápida visita às diferentes tabelas dos jornais acima referidos, poderemos constatar o seguinte: 
1. não existe diferença significativa entre as várias tabelas publicadas em jornais distintos, no que diz respeito à nossa escola, quer tenha sido considerada a totalidade das disciplinas ou apenas uma parte. 
2. A nossa posição no ensino básico foi ligeiramente inferior à do ano anterior, embora a posição seja favorável (posição nacional 356/360), considerando o contexto SASE (Serviço de Ação Social Escolar) da nossa escola (é, de entre as que possuem mais de 40% de alunos abrangidos pelo SASE, das melhor classificadas ao nível concelhio, pelo menos). 
3. De entre as Escolas Secundárias, no 9.º ano, apenas somos superados pela Escola Secundária Almeida Garrett. 
4. Os resultados a Português e a Matemática estão acima das médias concelhia e nacional.
5. O resultado a Português (posição 339, a nível nacional) supera o de Matemática (posição 400, a nível nacional). 
6. O ranking de Secundário varia entre a posição 160 e a 170. O ano passado não houve a divulgação dos nossos resultados, mas a perceção é a de que descemos. Há algumas hipóteses que podem explicar esta ligeira descida (...)
7. A nossa escola é a melhor posicionada entre as públicas de Vila Nova de Gaia, no ensino secundário, graças à contribuição dos resultados de algumas disciplinas (com relevo para História A, Economia A, Biologia e Geologia - apenas para referir aquelas cujos resultados estão entre os 100 melhores a nível nacional). 
8. O contexto SASE da nossa escola é o mais desfavorável entre as escolas posicionadas em idêntico nível classificativo geral, o que constitui um indicador interessante. 
9. Os resultados são obtidos a par de uma conclusão elevada de ensino secundário, na ordem dos 85%, indicador este muito superior ao de nível nacional (cerca de 60%). 
10. Em dois anos, a escolarização de pais e mães dos alnos da nossa escola aumentou, em média, um ano ( de 8 para 9 anos), com ligeira vantagem para as mães. Este indicador é relevante, uma vez que diferentes estudos têm vindo a evidenciar que existe uma forte associação os níveis de escolarização das mães e a obtenção de resultados académicos mais elevados. 
11. A nossa média geral, no ensino secundário, supera as médias concelhia e nacional.
12. Olhando para as tabelas do Jornal Público, por exemplo, a nossa posição nacional é a 170, com 10,73 valores. A média concelhia é de 10,29. Porém, os resultados de duas disciplinas de ensino secundário (no mesmo jornal) estiveram muito abaixo da nossa posição de referência (170): Português - que atinge apenas o 336.º lugar nacional - e Física e Química - 356.ª posição geral. Ambas estão já na metade inferior da tabela nacional das escolas secundárias e são superadas por várias escolas do concelho. 
13.  Na tabela ordenada das classificações obtidas no exame nacional de MACS, a nossa escola surge no 22.º lugar nacional.

Considerações finais: todos sabemos que os resultados de exames nacionais constituem apenas uma parte do trabalho que desenvolvemos na escola. Porém, sem que deixemos de ser reféns de um estreitamento da nossa ação curricular, importa considerar que este é o reflexo de um tipo de trabalho que nos tem vindo a ser crescentemente solicitado pelas famílias. De tal forma que o mandato da nossa escola tem vindo a ser orientado (bem, em minha opinião) para a resposta a expectativas das famílias quanto à preparação e ao acesso para (ao) ensino superior. Não existe qualquer valorização ou penalização, respetivamente, pela superação ou pelos deslizes em exame e não poderemos deixar de classificar os alunos, na avaliação interna, pelo trabalho que realizam e pelas aprendizagens que revelam. 

Os links para os jornais podem ser consultados abaixo:

Expresso

Diário de Notícias 

Jornal de Notícias 

Público 


As melhores saudações e votos de bom fim de semana para todos.

O Diretor, Álvaro A. Santos

0 comentários :

Enviar um comentário

< >

< >

ESDJGFA

Aprender e inovar com as tic

ERTE - DGE - Notícias

Junta-te a nós no facebook

Oferta educativa*

*

Arquivo | GFA

Assinantes

Parceiros

GFA-TV

Oficina de ideias

Sala de estudo

Apoios

ccTIC