Citação do dia



ASSINATURA DE PROTOCOLO



 “PROJETO ESCOLAS-PILOTO DE ALEMÃO” 

No dia 25 de outubro de 2013, foi assinado no Auditório do Goethe-Institut Portugal, Lisboa, o protocolo do “Projeto Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA), no qual a nossa Escola foi convidada a participar, sob o patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha. Estiveram presentes o Diretor, Álvaro A. Santos, e a professora Ana Maria Sousa, responsável pela lecionação da disciplina de Alemão na nossa Escola. Com um total nacional de trinta Escolas/Agrupamentos (duas das quais do Grande Porto – incluindo a nossa), o presente protocolo reconhece que a aposta na diversificação da oferta linguística constitui um vetor importante das políticas de educação da Europa, de forma a cumprir o objetivo de cada cidadão seja capaz de comunicar em, pelo menos, três línguas, duas estrangeiras para além da língua materna. 

O alemão é, na União Europeia, a língua mais falada como língua materna, com cerca de 100 milhões de falantes, sendo a terceira mais utilizada nas instituições europeias, depois do inglês e do francês. Acresce, ainda, que a Alemanha é o segundo parceiro de Portugal ao nível das trocas comerciais. 

O projeto possui como objetivo primeiro a dinamização e o apoio a uma rede de estabelecimentos de ensino público para que estes desenvolvam trabalho colaborativo e exemplo de boas práticas, designadamente no ensino e aprendizagem de alemão. 

Para além das Escolas/Agrupamentos incluídos no projeto, são entidades signatárias do protocolo a Direção Geral de Educação, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., a Associação Portuguesa de Professores de Alemão e o Goethe-Institut. 

Fonte: Álvaro A. Santos (Diretor)

0 comentários :

Enviar um comentário

< >

< >

ESDJGFA

Aprender e inovar com as tic

ERTE - DGE - Notícias

Junta-te a nós no facebook

Oferta educativa*

*

Arquivo | GFA

Assinantes

Parceiros

GFA-TV

Oficina de ideias

Sala de estudo

Apoios

ccTIC